domingo, 21 de abril de 2013

Novo Mestre do Dharma na Escola Zen Kwan Um

Após muitos anos a Escola Zen Kwan tem promovido uma renovação importante e necessária, pois a maioria dos alunos mais antigos do Mestre Zen Seung Sahn já estão se encaminhando para os 70 anos. No ano passado tivesmos dois novos JDPSN (Mestre do Dharma) recebendo Inka (permissão para ensinar), um na Europa, um na Àsia e este ano um na América.





Nesse retiroem Providence Zen Center tivemos duas transmisões. Uma para Mestre Zen pra Judy Roitman e outra para Mestre do Dharma,JDPN.

A tradicional cerimonia de Inka (permissão para ensinar) foi feita para uma pessoa que entrevistei no inicio do ano, Barry Briggs. Já imaginava que poderia ser ele,embora só os cinco mestres que o avaliam é que sabem previamente e os demais só ficam sabendo na hora da cerimonia que consiste no Combate do Dharma. O postulante responde algumas perguntas feitas pela comunidade de praticantes ali presentes. Para Barry foi determinado que ele deveria responder 39 perguntas. As respostas são no estilo dos koans, mas não se deve perguntar koans ao postulante. Enquanto Barry respondia os mestres que o avaliavam faziam anotações para depois confirmar ou não a Inka.

Qualquer um pode se apresentar, fazer as reverencias e sentar na almofada em frente ao Barry e perguntar o que quiser quantas vezes quiser.

Eu também fui testá-lo. Disse a ele:

J-Eu acabei de voltar do Kyol Che. Algumas pessoas disseram que gostaram do meu sorriso, mas eu não consigo ver meu próprio sorriso. Vc. poderia mostra-lo para mim.
Barry- Qual a cor do assoalho?
J-Amarelo claro!
/\

Depois o Barry recebeu o certificado,o bastão e o kasa vermelho de JDPSN e fez seu primeiro discurso do Dharma. Congratulações ao Barry.

Barry Interview

Nenhum comentário:

Postar um comentário